O volume de lixo produzido no mundo deve passar 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhão de toneladas até 2025, de acordo com estimativa do Programa da ONU (Organização das Nações Unidas) para o meio ambiente.
Para a ONU, a gestão de lixo se torna cada vez mais crucial para a promoção da sustentabilidade ambiental. “As necessidades humanas básicas, como água limpa, ar puro e segurança alimentar, são prejudicadas por práticas de gestão de resíduos impróprias, com graves consequências para a saúde pública” , advertem os especialistas da organizações que participam do encontro participam do encontro Parceria Global sobre Gestão de Resíduos, em Osaka, no Japão.
Documento do Pnuma informa que, “se tradada adequadamente, a gestão de resíduos tem um enorme potencial para transformar em soluções e conduzir o caminho para o desenvolvimento sustentável por meio da recuperação e reutilização de recursos valiosos”.
Relatório da organização indica que, no norte da Europa, a reciclagem de papel e alumínio economiza mais de 600 quilos e 10 mil quilos de dióxido de carbono, respectivamente. Outro levantamento revela que há 65 vezes mais ouro em uma tonelada de celulares velhos do que em uma tonelada do que em uma tonelada de minério.
É muito lixo, alguém deveria entrar com algum projeto para que parecemos de produzir tanto lixo.
ResponderExcluir